Pular para o conteúdo principal

Receitas simples para aliviar sintomas depressivos













Cada um de nós já passou ou conhece alguém que está passando por problemas emocionais. 
Ao longo de nossa jornada, muitas vezes nos deparamos com momentos mais difíceis onde o desânimo, a tristeza, o medo e outros males se apresentam e não sabemos o que fazer.
Para você que busca soluções naturais e saudáveis, separei algumas receitas usando aromaterapia e fitoterapia que aliadas a meditação ou orações serão úteis para ajudar no combate a problemas emocionais.

A Aromaterapia baseia-se na utilização dos óleos essenciais extraídos de plantas e no toque saudável da massagem aromática, que são empregados, para a saúde e o bem-estar.
Já a fitoterapia é o estudo das plantas e suas propriedades medicinais para tratamento de doenças.
Além dos óleos essenciais puros, podemos utilizar sabonetes com seus componentes, banhos com infusão das ervas e também ingerir chá, para conseguirmos alcançar os benefícios das plantas.
Você pode encontra-los em casas especializadas, mas tenha cautela na utilização, produtos naturais também devem ser usados com moderação.


Uma forma mais simples e eficaz para utilização dos óleos essenciais  é colocar algumas gotas em um difusor de aromas. O efeito é muito bom  se fizer em um ambiente relaxante junto com uma meditação  guiada.
 Esse é um tratamento simples e deve ser feito  preferencialmente no seu quarto ou em um ambiente onde você possa relaxar por um tempo ser ser interrompido.
Outra forma simples de utilizar os óleos pode ser no banho.
Você pode pingar duas ou três gotas no box  do banheiro e o vapor do banho se encarregara de difundir o aroma trazendo seus benefícios.

Os chás também são uma ótima maneira de aproveitar os benefícios das ervas para saúde física e emocional. Prefira sempre o método de infusão para fazer o seu chá.
Abaixo cito alguns problemas emocionais e os óleos e chás correspondentes para tratamento. Você pode usar os dois em conjunto.

Tristeza, apatia e depressão: Óleo essencial -  tangerina, laranja, grapefruit, ylang ylang completo, camomila romana, bergamota. 

Chá - Você também pode ingerir o chá de camomila, laranja ou grapefruit que são facilmente encontrados em casas especializadas e supermercados.

Raiva e dificuldade em perdoar:
Óleo essencial - camomila romana, ylang ylang completo, rosa. 
Chá - Camomila e rosas.

Medo:
Óleo essencial - canela, gerânio, lavanda.
Chá - Canela, camomila, maracujá.

Sensação de falta de liberdade:
Óleo essencial -  louro, eucalipto, hortelã pimenta, lavanda spike.
Chá - Louro, hortelã.

Falta de persistência nas coisas:
Óleo essencial - Patchouli. 
Chá- Alecrim

Nostalgia excessiva:
Óleo essencial - Canela. 
Chá - Canela e mel

Estresse - Óleo essencial de lavanda

Chá - Erva doce, melissa, camomila

Meditação (facilitadores) e purificação da mente:
Óleo essencial -  Sândalo, olíbano. 
Chá - Cravo

Se os sintomas de depressão, tristeza e estresse persistirem, procure ajuda. Esses tratamentos são naturais e podem ser feitos em conjunto com seu tratamento médico. Não abandone seus medicamentos por conta própria.

 Que Deus te abençoe sempre!

Luciana Lara 
Psicoterapeuta Holística
Agende uma consulta online

Comentários