Pular para o conteúdo principal

Quem aponta seus erros, pode ter erros mais graves a esconder!

Primeiramente vamos compreender os males emocionais causados pelas fofocas e intrigas, que podem afetar gravemente a vida das pessoas envolvidas.


Quem nunca foi vítima de uma fofoca maldosa, ou até mesmo uma difamação maliciosa? A maioria das pessoas já passou por isso, e poucas saem com a saúde emocional intacta, após esse período de estresse.
Algumas pessoas não desenvolvem sintomas emocionais aparentes, continuam suas rotinas normalmente e aparentemente parecem não se abalarem, mas desenvolvem doenças físicas, principalmente no aparelho digestivo e dores de cabeça constantes.

A preocupação exagerada com críticas e opiniões errôneas a seu respeito podem te tornar uma pessoa sugestionável.
Não dá pra ser legal com todo mundo e agradar a todos, mas algumas pessoas tentam. Ao se deixar afetar  acabam ficando sugestionáveis a fofocas, opiniões,  perdem sua essência e sem perceber entram em um estado emocional de grande estresse.
Quando ficamos sugestionáveis, perdemos nossa paz e pensamentos exagerados tomam conta de nossa mente, causando um grande desconforto.
A mágoa se instala junto com ela diversos problemas de saúde, como insônia, gastrite nervosa, crises de pânico, ansiedade, depressão, entre outros.
É preciso ter em mente que quem aponta demais seus erros ou os erros alheios sofre muito de baixa autoestima e falta de amor próprio. Seja qual for o motivo usado pelo difamador, sempre que ele chama a atenção para outra pessoa com fofocas ou expõe intimidades usando crueldade, geralmente está tentando se absolver de uma grande culpa ou até mesmo vergonha que o intimida profundamente.
Muitos difamadores possuem grandes medos e traumas do passado, coisas que o fazem sentir dor e vergonha e para aliviar isso, procuram falhas nos outros para conseguir se absolverem da culpa. Afinal se chamarem a atenção para os outros, desviam a atenção de si e dos seus próprios erros.
Precisamos nos educar emocionalmente para vivermos em paz, sabermos lidar com perdas e com nossas próprias falhas. Julgar o próximo é condenar a si mesmo, pois ninguém sabe o que se passa na intimidade de ninguém.

O tratamento para se livrar dos excessos de preocupações com opiniões alheias e o medo nesse caso deve ser sempre direcionado ao trabalho da segurança emocional e autoestima. 
Quem vive querendo saber da vida alheia ou sente compulsão por falar mal ou expor algum desafeto também precisa de tratamento, principalmente para cuidar da autoestima, que nesses casos é praticamente inexistente.
Alguns exercícios e tratamentos podem libertar do medo e trazer a confiança de se assumir como alguém de valor e qualidades positivas.
Costumo indicar água solarizada amarela, pois o amarelo ajuda a combater o medo e ajuda no raciocínio lógico e criatividade. Também pode-se usar a água solarizada laranja em conjunto, pois o laranja aumenta a autoconfiança e é regeneradora da autoestima. Servem tanto para as vítimas da maledicência quanto para os difamadores, pois não existe o bom e o ruim, o que existe é a culpa e a mágoa, ambas ligadas a autoestima.
Para quem foi vítima:
Deixe as fofocas passarem, não se machuque demais ouvindo críticas negativas a seu respeito. Não peça opiniões sobre seus projetos, realize-os. 
Aproveite sua vida, se prestar atenção nos seus talentos verdadeiros, vai ver que você vale muito a pena.
Para quem se sente no direito de protestar e sujar a imagem do próximo:
Você realmente precisa expor tanto a outra pessoa? Que imagem você acha que passa de si mesmo quando joga ofensas e a intimidade do próximo no ventilador? Será que quem te dá ouvidos concorda com você? Esse comportamento atrai toda sorte de energias nocivas a você, fique atento, perdoe o outro e a si mesmo. Vá ser feliz e viver em paz.

Deus te abençoe sempre!

Luciana Lara

Comentários

  1. Perfeito! Gratidão, por suas elucidações, Luciana! Que Deus te abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  2. Devo ter muitos erros para ser tão julgada e condenada nessa altura da vida. Por pessoas que se julga acima do bem do mal e sair atropelado uma idosa dias melhores viram

    ResponderExcluir

Postar um comentário