Pular para o conteúdo principal

As 7 principais causas do esgotamento emocional

Falamos aqui dos 10 sintomas do esgotamento emocional. Recebi centenas de e-mails querendo saber mais a respeito, por isso separei para você as principais causas que levam as pessoas a sofrerem com esse mal.
Lembre-se tudo tem solução e você deve prestar atenção nos sinais que seu corpo apresenta e procurar ajuda.
Preste atenção em como está sua vida e confira se algum desses acontecimentos se enquadram em sua rotina e trabalhe para reverter.



1- Excesso de atividades
Muito trabalho, muito estudo e poucas horas de descanso. Ás vezes você leva o computador para a cama para dar os retoques finais no seu trabalho ou responder e-mails. Você tira o fim de semana para arrumar a casa e colocar suas coisas em ordens. Não dorme o mínimo de 7 horas por noite, não tem tempo para cuidar da alimentação.

2 - Vive rodeado de pessoas tóxicas em casa ou no trabalho
Pessoas briguentas, tristes, reclamonas e que se fazem de vítimas, sugam sua energia constantemente e por ter que conviver com elas você se sente impotente e parece que não tem para onde correr.

3 - Obsessores
A obsessão pode ser espiritual, ou energética. No caso de ser energética, ela está relacionada com energias negativas direcionadas para você por pessoas encarnadas que por algum motivo te desejam mal. Pode ser um relacionamento que você terminou no passado e a pessoa nunca se conformou, não te esqueceu e não seguiu em frente, ou uma briga com algum familiar que ficou muito magoado e estabeleceu conexão energética negativa, lhe enviando raiva e sentimentos inferiores.
No caso de obsessão espiritual o mais comum são os pensamentos negativos e vícios lançados pelos obsessores. Também lançam paranoias e tentam arruinar seus relacionamentos com amigos, familiares e conjugal. Você começa a se sentir decepcionado com as pessoas constantemente.

4 - Trauma
Uma perda, luto, uma grande decepção, ou uma violência vivida, algo que você enfrentou com pesar e foi muito difícil, sugou muito da sua energia vital e causou muita dor.
Seus sentimentos ficaram confusos, sua fé ficou completamente abalada e você acabou perdendo o chão, não enxergando muito sentido nas coisas.
Todo ficou no passado, mas sua cabeça sempre trás lembranças dolorosas, principalmente quando você tenta se divertir. Se sente culpado toda vez que fica alegre. Não deixe a tristeza se instalar, ela vicia.

5 - Tentar controlar o que você não pode
Ás vezes queremos que tudo saia como planejamos, queremos que nos amem na mesma intensidade que amamos, queremos que nos vejam como realmente somos e principalmente, ficamos preocupados com o que pensam ou falam de nós. Não temos e nunca poderemos ter controle sobre essas coisas, o que pensam sobre nós, por pior que seja, não podemos controlar, podemos apenas viver de forma correta e calar as injúrias e calúnias com nosso comportamento. Lembre-se sempre que se você demonstra que está sendo atingido por opiniões e críticas, dá poder a quem fala. Lembre-se também de averiguar se realmente estão falando de você ou se é apenas uma pessoa tóxica tentando te atormentar.
Não dê seu poder a ninguém.

6 - Não pedir ajuda quando precisa
Você não pode carregar o mundo nas costas, peça ajuda quando precisar, delegue tarefas em casa e imponha limites de forma amigável no trabalho. Abraçar tudo te deixará esgotado e se sentindo incapaz. Pedir ajuda não significa que você é fraco, significa que preza pelo seu bem estar e que deseja que os problemas sejam sanados. Quem te ama não vai te deixar na mão.

7 - Desemprego
Ficar desempregado não pesa só no bolso, o sentimento de desespero muitas vezes toma conta. Culpa e vergonha também entram no pacote, mesmo não sendo culpado, mesmo estando fazendo de tudo para conseguir uma nova colocação, sempre aparece um sentimento de impotência e revolta muitas vezes. Nos escondemos atrás do otimismo, saímos de casa a procura de uma oportunidade com um sorriso que vestimos e mil preocupações na cabeça. Quanto mais a situação demora para ser resolvida, maior a ansiedade e as preocupações.


Você faz parte de centelha divina, Deus quer a sua felicidade, se o esgotamento já te pegou, saiba que existe solução e você poderá sim voltar a sorrir e levar a vida de forma saudável. Não desanime, descanse e procure ajuda. Você merece ser feliz!

Que Deus te abençoe sempre!
Luciana Lara
Pedagoga/Terapeuta holística/Mestre Reiki

Comentários