Pular para o conteúdo principal

5 perfis profissionais negativos que prejudicam empresas e colegas de trabalho

5 perfis profissionais negativos que prejudicam empresas e colegas de trabalho



Infelizmente no ambiente de trabalho existem pessoas que levam suas loucuras para compartilhar em seus departamentos e conseguem adoecer colegas, empatar o lucro e desenvolvimento da empresa e ainda atrasar a vida de muitas pessoas de uma só vez.
Os comportamentos doentios em empresas são comuns e muitas vezes passam desapercebidos, quando o dono da negatividade possui a confiança do dono da empresa ou chefe do departamento. Essa situação torna difícil difícil manter um quadro fixo de funcionários, sem que haja muita rotatividade.
A complicação é logo vista quando você entra para trabalhar em um lugar e percebe que no espaço de um ano já passaram pelo menos quatro pessoas diferentes naquela função e não conseguiram ficar. Mas o chefe do setor está lá há muitos anos, e centenas de pessoas ao longo dos anos foram colocadas para trabalhar com ele e não conseguiram. Será que foram inúmeros incompetentes? Ou existe um profissional tóxico impedindo o setor de crescer porque não aceita ideias novas e tem medo de ser substituído?
Separei 5 perfis de profissionais que empatam a empresa e adoecem os colegas de trabalho, trabalhar com pessoas assim exige muita paciência e resiliência, ás vezes é até melhor seguir um rumo diferente para não adoecer.

1 - O caçador de culpados

Esse profissional não apresenta soluções, ele apresenta culpados. O ponto mais significativo é que ele nunca comete erros, apenas os outros, quando é responsabilizado por algo logo se justifica apontando falhas dos colegas se fazendo de vítima da incompetência alheia.
Esse tipo de profissional precisa ser cobrado e bem supervisionado, muitas vezes quando é pego mentindo sente vergonha. Em cargo de liderança se torna tirano.

2 - O malandro

O malandro é na verdade um vampiro que sabe identificar pontos emocionais frágeis não apenas no chefe, mas também nos colegas de trabalho. Adula sutilmente a todos e ganha pelo apoio emocional que presta e não pelo bom trabalho que com certeza não consegue executar com eficiência.
É o tipo de pessoa que diverte com piadas, conta tragédias pessoais com tons de otimismo, mas na verdade quer passar a falsa imagem de sobrevivente bem humorado.
Em cargos de liderança, é desorganizado, tenta ser o chefe amigo e acaba perdendo o controle e o respeito da equipe.

3 - O briguento

Usa de tom ameaçador com os colegas de trabalho, aproveita-se do tempo alto que geralmente tem dentro da empresa para intimidar os funcionários novos. Muitas vezes é desrespeitoso com os clientes, prestando um atendimento relaxado. Porém não falta e não chega atrasado. Costuma apresentar boas ideias em reuniões, impressiona pela criatividade, mas na hora da execução, inferniza os outros funcionários e joga a maioria das tarefas para os outros que possuem a mesma função e obrigação que o próprio.
É o menos flexível a ideias alheias e costuma invejar e falar mal de profissionais que possuem alta performance.
Em cargo de liderança, não admite que suas ordens sejam questionadas, é inflexível e possui dificuldade em lidar com mudanças.

4 - O vitimista

Sempre existe uma tragédia pessoal que o impede de concluir trabalhos e projetos. Mortes, traumas, violência e doenças são sempre assuntos para o vitimista, ele sempre está passando por alguma coisa. Manipula os outros para ajudá-lo e muitas vezes consegue. Possui energia tão carregada que os outros ás vezes passam mal quando chegam perto e nem se dão conta.
Dificilmente chega a cargos de liderança, mas quando chega, maltrata a própria equipe com excesso de desconfiança, investiga os funcionários, é paranoico e por se prender a tantos detalhes se torna insuportável.

5 - O sem escrúpulos

Egocêntrico e ambicioso, não mede esforços para atingir cargos mais elevados. Vive de aparências e já no início da sua jornada na empresa procura se destacar puxando o tapete do próximo.
Muitas vezes não respeitam a ética e enganam clientes para atingir resultados bem acima da média. 
Costuma ganhar muito dinheiro com vendas, pois vende qualquer coisa, mas não se preocupa com a satisfação do cliente e desaparece se algo der errado no pós venda.
Quando chega a liderança, (e costuma chegar rápido), torna sua equipe corrupta. A longo prazo pode levar a empresa a falência com processos de clientes insatisfeitos, pois promete o que não pode cumprir só pra alcançar metas impostas.

Todas as empresas possuem profissionais assim, porém precisam ficar atentas a grande rotatividade de funcionários e investigar as causas. Uma equipe saudável alcança maiores resultados.
Na hora da contratação é sempre mais prudente escolher o caráter do que apenas conhecimentos técnicos.

Que Deus te abençoe sempre!

Luciana Lara
Coach/ Terapeuta holística





Comentários