Pular para o conteúdo principal

5 passos simples para melhorar sua autoconfiança

É preciso coragem pra viver o que se quer viver. 
A auto-confiança é extremamente importante em todos os aspectos da nossa vida, no entanto muitos de nós lutamos para encontra-la. Tristemente, isto pode tornar-se um ciclo vicioso. As pessoas com falta de autoconfiança podem encontrar neste ciclo os obstáculos e dificuldades para serem bem sucedidas.
Em determinados momentos você pode ter dúvidas a respeito do rumo que deve dar a sua vida e acabar pedindo conselhos de pessoas próximas. Na vontade de ajudar, amigos e parentes nos aconselham diante do ponto de vista deles.
É importante que você entenda que por mais que queiram o seu bem eles não sentem na pele o que você sente, nem vivenciaram o que você vivenciou, por isso não estão aptos a tomar decisões sobre seu caminho.
Por isso é importante que exista a compreensão que decisões devem ser tomadas com base nos seus sentimentos e de mais ninguém. Mesmo as decisões profissionais e mais racionais devem levar em conta seu autoconhecimento, o que você dá conta e o que não dá conta, o que gosta e o que não suporta.
Entenda que só você pode escrever sua história. Deixar que opiniões alheias escrevam o seu destino é um erro que muitas pessoas cometem.
Por mais malucos que sejam seus projetos, para que eles dêem certo é preciso que apenas você acredite neles e mais ninguém.
Por muitas vezes você vai se deparar com o desânimo, falta de fé e comentários desmotivadores.
O que vai garantir seu sucesso ou fracasso será sua postura diante da vida, sua postura e sua visão diante dos problemas que vai enfrentar. Tudo que sua alma desejar e você se empenhar para realizar certamente dará certo, tenha certeza. Sua alma é sua maior aliada e não te deixara fracassar.

1 - Comece a administrar sua mente
Seja o grande gestor da sua mente. Combata pensamentos depreciativos sobre si mesmo. Aprenda a manter-se motivado e a combater os pensamentos negativos e as auto-verbalizações negativas que podem destruir a sua confiança.
Se necessário, procure um profissional para te ajudar a colocar sua verdadeira vocação para fora e tirar o máximo de potencial de você.

2 - Pense nos seus pontos fortes e celebre com orgulho o que já conquistou
É muito importante que no seu processo de melhoria da autoconfiança, você celebre e reconheça suas conquistas (por menores que você ache que possam parecer) sempre se sinta lisonjeado por elas. Um concurso que você passou, ou foi o funcionário do mês em alguma ocasião, valorize suas vitórias particulares.


3 - Construa o conhecimento necessário para ser bem sucedido

Identifique o que você precisa aprender para conseguir chegar onde quer.

Depois procure como pode adquirir essas competências de forma confiante e funcional. Faça cursos, obtenha certificações, assista palestras e leia livros que te tragam a bagagem necessária para que você se aprimore no que precisa.


4 - Vista-se de forma adequada para as situações, tenha imagem apresentável, clara e que se encaixe na forma como se expressa e movimenta.
Não espere a conquista chegar para se vestir e se comportar de acordo. Dentro da sua verdade vista-se e comporte-se como a pessoa que você idealiza ser, transforme-se já.

5 - Mantenha-se Inspirado

Ouça música animada, leia, veja e ouça matérias de inspiração e meditações guiadas.

Estas ações são eficazes, porque lhe darão o impulso necessário para pouco a pouco ir implementando hábitos (expressões, verbalizações, tom de voz, raciocínio, postura) que irão construir numa base sólida a sua autoconfiança. No entanto, os efeitos não são imediatos, você precisa lembrar-se repetidamente e praticar de forma consciente até que se torne numa atitude espontânea.




Caso precise de ajuda especializada para colocar sua autoconfiança em ordem marque uma consulta via Skype aqui, não perca mais tempo.

Que Deus te abençoe sempre!

Luciana Lara
Terapeuta Holística/ Coach/ Pedagoga




Comentários