Pular para o conteúdo principal

Quando o ódio fortalece!

Parece absurdo esse título não é mesmo? Confesso que pensei bastante antes de escrever, mas no decorrer desse texto explicarei exatamente o que significa.
O ódio é um sentimento que aprendemos desde crianças a ver como algo extremamente negativo, devemos evitá-lo, extirpá-lo de nossos corações e nossas mentes, pois Deus não aprova, atrapalha nossa evolução, é pecado...etc...etc.
Mas apesar disso em determinados momentos de nossas vidas, por mais que tentemos fugir dele, ele aparece com força e lutamos muito para conseguimos controlá-lo e não deixá-lo nos dominar.
Faz parte da condição humana, não adianta negar nem repreender, todos os que passaram por esse planeta, já sentiram pelo menos uma vez na vida. Isso não significa ser mau, pecador nem algo negativo. Aos religiosos espiritualizados de plantão, acalmem-se.
Não é um sentimento controlável, assim como o amor também não é.
Mas então você deve estar aí pensando...Como pode ser positivo?
Primeiramente vamos falar do ódio negativo. O ódio é negativo quando você direciona ele a uma pessoa ou mais, quando ele desperta o sentimento de vingança, quando ele quer ferir o próximo. Esse tipo de ódio deve ser combatido, devemos trabalhar nossa compaixão e o sentimento de perdão para não prejudicarmos os outros e a nós mesmos com esse tipo de sentimento.
Como é um sentimento da condição humana, os puritanos que me perdoem, mas é, o ódio bem direcionado traz uma força descomunal e absurda, fazendo com que consigamos mover montanhas a nosso favor. Ele se torna positivo se você direcioná-lo a uma situação que está te desgastando muito. A foto acima é de uma personagem do filme E o Vento Levou, quem tem mais de 40 anos certamente já assistiu ou ouviu falar. É um momento onde a personagem Scarlett O'Hara sente ódio de uma situação de extrema pobreza e fome e faz um juramento, tendo Deus como testemunha, prometendo a si mesma que jamais passará fome novamente.
A partir daí ela tira forças de onde não tem, as ideias para sair daquela situação desesperadora começam a aparecer e de fato ela consegue recuperar tudo o que perdeu e se torna rica novamente.
Todos os que passaram grandes dificuldades na vida e conseguiram vencer passaram pelo ódio bem direcionado, onde o sentimento foi direcionado a  situações e não pessoas. Ficaram focados em vencer e tiraram forças exatamente disso.
Existem muitos outros exemplos, porém o foco aqui é a compreensão de que não são as pessoas que se atrapalham e sim o direcionamento errado de seus sentimentos. Se você foi traído, humilhado, rejeitado, ou está sozinho em uma situação desesperadora sem nenhum apoio, não odeie as pessoas por isso, pois se o fizer ficará preso nessa onda negativa e não conseguirá sair. Odeie a situação, prometa a si mesmo que nuca mais passará necessidade, nunca mais será humilhado, nunca mais será visto por si mesmo e pelos outros como alguém sem valor e transforme essa dor e revolta em força e ideias positivas para realmente sair dessa situação. Proponha-se a trabalhar mais, a estudar mais e a se cansar e reclamar menos. Se o seu objetivo for o protagonista de sua vida, garanto que nenhuma montanha  se atreverá a ficar no seu caminho.
Trabalhe, estude, procure conhecer pessoas que venceram o mesmo problema que você está enfrentando agora, você poderá aprender com elas. Mantenha o foco, não se deixe abater por críticas e fofocas. Faça orações pedindo sabedoria a Deus e certamente ele lhe enviará as respostas que você precisa para vencer.
Prometa a si mesmo que irá viver tudo que tem vontade, leve a honestidade e o trabalho como companheiros de viagem, vença!


Comentários