Pular para o conteúdo principal

Como aprender a meditar e ouvir a alma?

Tenho recebido muitas perguntas a respeito de como se comunicar com a alma. Muitos dizem que não conseguem se concentrar na meditação, não conseguem visualizar nada, outros simplesmente sentem medo do que vão encontrar quando vasculharem suas mentes.
É normal sentir medo, sempre achamos que não vamos gostar do que nossa mente tem a nos dizer ou do que vamos ver em nosso lado escuro. 
Esperamos que durante a meditação uma voz divina apareça nos dando instruções precisas para que possamos seguir e resolver nossos conflitos. 
Os belos ensinamentos de Buda e Osho sobre o silêncio e a sabedoria interior são verdadeiros, mas poucos os compreendem, por isso a maioria desanima e não consegue vivenciar o que eles realmente querem dizer. 

Você sabe porque isso acontece? Porque queremos alcançar a perfeição rapidamente. Esperamos ouvir uma voz externa que nos diga o que fazer, achamos que aquela pessoa que vemos se emocionando durante a meditação, ou aquela que fica em uma pose bonita como a da Julia Roberts em Comer, Rezar, Amar conseguiram alcançar um estágio elevado que você nunca conseguirá.
Agora te digo o que você não sabe, revelação bombástica só para você! Ouvir essa voz divina externa que você tanto espera, é uma ilusão, não espere por isso não vai acontecer.
Calma, não fique chocado, meditação é um bem maravilhoso, mas sutil. Te explico como ocorre o processo todo.

Fiz um apanhado dos relatos de alguns dos meus alunos e clientes quando iniciam o tratamento holístico. Os iniciantes passam pelo processo mais ou menos da mesma forma e relato aqui os pensamentos mais comuns que invadem a mente na hora da meditação.

É importante compreender que não precisamos negar esses pensamentos, pois tudo que negamos e tentamos espantar, volta com mais força muitas vezes.

Você coloca a meditação guiada, se deita em um ambiente calmo, coloca um incenso ou uma vela aromática, respira fundo e começa prestando atenção no que está ouvindo. No primeiro minuto você se esforça, no segundo minuto começa a se sentir ansioso e pensar, "será que vou conseguir?"
Seguem os pensamentos mais comuns que invadem a mente:
No terceiro minuto você se lembra que precisa fazer o jantar, mas a meditação está te deixando sonolento.
Começa uma guerra interna para conseguir se concentrar > "não posso dormir"
Mais um minuto: " Esqueci de marcar consulta com o médico"  "preciso arrumar a casa, tirar algumas coisas que estão bagunçadas..."
Outro minuto: " Não posso dormir, tenho que pensar em organizar as coisas para o fim de semana"
E Outros pensamentos vão brotando na mente:
 "Não consigo visualizar nada" Meu Deus...
"Me sinto tão cansado ultimamente, acho que eu deveria ir viajar... ah preciso voltar a meditação... Concentre-se.
Mais pensamentos...
- "O que eu poderia fazer pra ganhar mais dinheiro?" 
- "Não aguento mais ficar preocupado com contas, queria pagar as dívidas, queria ganhar mais, meu Deus... como eu posso ganhar mais? Não vejo uma saída, afff... não consigo aquietar a mente."
- "Acho que fiquei assim por causa do que me aconteceu, trauma, porque ainda penso nisso? Meu Deus preciso perdoar... Já perdoei, agora vou me concentrar..."
Mais uns minutos e você continua na batalha, até a meditação terminar, hora de agradecer.
Você se sente cansado e acha que fracassou na meditação.
Aí vem a conclusão de dentro de você:
 - " Preciso me acalmar, esquecer o que me aconteceu, perdoar, ou não vou conseguir meditar nunca" Será que preciso de ajuda? Ou de descanso? Queria mesmo é viajar, descansar me desligar um pouco, aí sim eu conseguiria meditar. Amanhã eu tento meditar de novo".

Agora vem a informação que vai te chocar mais ainda: Você meditou e conseguiu o benefício que tanto precisava da meditação. 
Sua alma falou com você! Mas não da forma que você esperava, mas ela já te deu seu diagnóstico. Parabéns!
Percebeu como você está agitado, ansioso e ainda pensa em mágoas do passado? Percebeu que ela te disse para descansar, ir viajar, desacelerar? Perceba quantos sentimentos estão dentro de você. Quantas coisas te preocupam ao mesmo tempo?
As primeiras meditações são assim, aos poucos você vai percebendo como você está acelerado e quais são suas principais preocupações. No decorrer do seu aprendizado tudo vai ficando mais calmo e você compreende que não pode resolver tudo ao mesmo tempo, que não tem poder sobre o que os outros pensam nem como agem.
Vai tendo a certeza de que pode criar um jardim maravilhoso dentro de você, onde encontrará a verdadeira paz e harmonia.
Isso irá refletir em seu comportamento externo. Você aprenderá a resolver uma coisa de cada vez. Não deixará a negatividade alheia atrapalhar sua paz interior, saberá que é responsável apenas pela sua jornada e que não tem poder sobre a jornada dos outros. E o mais importante, você é capaz!

Que Deus te abençoe sempre!

Luciana Lara


Comentários

  1. Nossa é bem isso mesmo... estou neste processo de aprender a meditar e mesmo não fazendo corretamente ou pela metade, já sinto uma diferença em mim... Namastê

    ResponderExcluir

Postar um comentário