Pular para o conteúdo principal

Coaching: 6 dicas para se sair bem no período de experiência

Você passou por um árduo processo seletivo e por fim conquistou a vaga que tanto queria. Entregou sua documentação no RH da empresa e enfim aguarda ansioso seu primeiro dia no novo emprego. A alegria da conquista dá lugar a ansiedade e ao perfeccionismo. Você quer arrasar e fazer tudo certo para passar pelo período de experiência com tranquilidade.
Aqui deixo algumas dicas para você, que valoriza o que conseguiu conquistar e quer iniciar essa nova jornada com o pé direito, rumo a uma possível promoção no futuro.

1- Compreenda quais são as necessidades principais do setor que você vai trabalhar, estude e apresente ideias novas ao seu chefe.

Estudar e elaborar soluções eficientes para ajudar a sanar problemas do setor que você está ingressando é primordial para ser bem aceito no início da sua jornada na empresa. Nos primeiros dias fique atento a tudo o que está sendo um problema a ser solucionado, estude, e traga ideias novas e positivas ao seu superior. Isso irá mostrar o seu grau de comprometimento com a empresa, e que você está engajado e com vontade de levar seu setor a um nível mais alto.

2- Não fique intimidado, mas repeite os colegas mais experientes.

Você vai perceber que alguns colegas de trabalho são metódicos, impacientes e um pouco fechados no início, é importante que você trate eles com respeito e ao apresentar seus novos projetos, ouça a opinião deles, mostre que você respeita a experiência deles na empresa e que está chegando para somar e ser eficiente na realização de novos projetos.

3- Na dúvida pergunte

Procure ser o mais transparente e estudioso possível com os projetos que você tem a entregar, por mais experiência que você tenha, toda empresa tem seu método próprio de trabalho, por isso antes da conclusão final, mostre a prévia ao seu superior direto e peça a opinião dele a respeito. Apresente um bom trabalho, estude e apresente a prévia antes do prazo para que você tenha tempo de reformular algo que deve ser entregue a pessoas importantes dentro da hierarquia da empresa. Isso mostrará o quanto você está comprometido em fazer um trabalho de qualidade.



Não tenha medo de ouvir um feedback sobre seu trabalho. Seu chefe precisa extrair o melhor de você, por isso ouça com atenção quando ele relatar o que está bom e o que precisa ser ajustado, para que você possa atingir um nível de excelência. Procure corrigir o mais rápido possível o que precisa ser ajustado. Estude e informe-se se necessário.




5- Entenda, seu chefe é o seu mentor e avaliador nesse período.
No seu processo de contratação, seu chefe apostou as fichas em você, por isso é fundamental que você entre no time dele para ganhar e fazer acontecer. Não se envolva em fofocas, não entre em conversas com funcionários insatisfeitos. Abrace os desafios com boa vontade, mostre que você é um jogador importante e motivado no time dele.

6 - Tenha um bom relacionamento com seus colegas de trabalho.













Uma equipe unida em busca dos melhores resultados é o sonho de qualquer empresa. 
É  preciso que você enxergue além das diferenças de opinião e divergências. Algumas pessoas são chatas, outras arrogantes, mas veja nos seus colegas apenas a competência profissional, entre de cabeça em novos projetos, coloque toda sua energia em fazer o seu setor crescer.
Alguns funcionários antigos precisam ter suas motivações renovadas, alguém com ideias e energias novas pode trazer a renovação que seu setor precisa para voltar a dar resultados significativos na empresa.


Mantenha o respeito e a humildade, mas seja arrojado, estudioso e corajoso.
Tudo coopera para o bem de quem se dispõe a fazer o seu melhor com garra e disposição.


Luciana Lara
Coach/ Terapeuta holística/ Pedagoga

Comentários