Pular para o conteúdo principal

5 medos que você deve combater se quiser ser feliz de verdade

O medo é um antigo e precioso mecanismo de defesa, sem ele a raça humana não teria evoluído e se tornado tão inteligente. 
Neste artigo não vou falar dos medos clássicos, mas sim dos medos novos que estão atingindo muitas pessoas com o avanço das novas tecnologias. Nós humanos evoluímos em todas as áreas nas últimas décadas, inclusive nos problemas emocionais, que vão se tornando diferentes ao longo dos anos.
Vou listar aqui os medos mais frequentes que ouço de pessoas que atendo e que entram em contato pedindo ajuda.

1 - Medo do fracasso

Estamos vivendo em um tempo em que precisamos provar nas redes sociais que somos felizes, bem sucedidos e realizados. Quem trabalha com saúde mental e aconselhamento sabe bem a verdade de muitas postagens de sucesso e felicidade. Muitos sem sequer perceber se sentem afetados por não conseguirem ter a vida perfeita que observam na internet. O medo do fracasso fica ali, contido e as cobranças internas começam a pesar e muitos gastam todo o tempo buscando se lapidar, melhorar em si coisas que nem e se quer são defeitos, para poder se enquadrar em perfeições que nem sequer existem.

2 - Medo de ficar sozinho

Medo de envelhecer sozinho, não ter ninguém para amar ou para ser amado. Esse medo ataca muitas pessoas e desequilibra a maioria. É preciso se concentrar em si mesmo para tratá-lo.
Quando o amor próprio falar mais alto em sua vida e a autoestima estiver no lugar, certamente sua energia segura e positiva irão atrair o amor, não somente  em um relacionamento íntimo (casamento), mas também um amor familiar, filhos, amigos e pessoas de grande valor com quem se poderá contar.


3 - Medo de perder alguém que ama

Somos seres eternos, as pessoas que amamos também, e elas em diversas vidas desempenharão papéis diferentes, e quando atingimos um grau mais elevado de evolução, temos a compreensão de que todos somos um. Devemos aproveitar ao máximo os momentos ao lado de quem amamos e termos a consciência que um dia uma separação ocorrerá e que seremos fortes o bastante para lidarmos com ela. Viver o presente é amar de verdade, pois se nos concentrarmos no presente estaremos realmente vivendo um amor pleno.


4 - Medo de ficar doente

Esse medo ataca principalmente as pessoas que assumem muitas responsabilidades e cuidam de outras pessoas. Pessoas com baixa autoestima que acham que não são importantes para ninguém também sofrem com esse medo.
Entenda que você é precioso para Deus, concentre-se um pouco em fazer coisas que te deixam feliz, para que aos poucos você vença esse medo.

5 - Medo do que os outros vão pensar de você

Esse é o maior fantasma da atualidade. Nas redes sociais todos negam te-lo, mas na intimidade de uma consulta terapêutica quase todos abrem o jogo.
Entenda o seguinte: Alguém pede sua permissão para fazer alguma coisa?
O que os outros são interfere na sua vida?
Quando alguém faz algo (com a própria vida) que te deixa chocado você gasta seu tempo e sua energia para interferir?
Se alguém te julgar vai ser por 5 minutos, depois vai esquecer, então não tem motivo para você não viver o que realmente quer viver.

Abaixo deixo uma mensagem onde explico melhor o que o medo pode causar na sua vida e o que ele pode atrair caso você não vença ele.


Vá ser feliz e não economize alegria!
Que Deus te abençoe sempre!

Leia Também:

Fobia social, a falta de vontade de se socializar com outras pessoas

5 formas saudáveis para se livrar da raiva e se sentir mais leve

Como se tornar uma pessoa positiva em meio a ambientes infernais

Como parar de alimentar Obsessores e sentimentos negativos!




Comentários