Pular para o conteúdo principal

Setembro amarelo: Entenda quais sentimentos predominam em quem sofre de Depressão

Engana-se quem pensa que tristeza é o sentimento predominante em estados depressivos. Quem sofre de depressão quase nunca fica triste. Pelo contrário, procura se proteger ao máximo de situações que possam gerar tristeza.
Mas então quais sentimentos torturam uma mente depressiva?
Os principais são: Vergonha, apatia, desânimo, cansaço físico e sensação de exclusão ou não pertencimento.
Quem sofre de depressão geralmente se cobra muito, sente que não pertence a grupo nenhum, não se identifica com as pessoas ao seu redor, pois se sente diferente, diminuído ou tem vergonha.
Essas diferenças ocorrem por diversos fatores dentro da mente depressiva.
Exemplo:
 Desemprego ou vida profissional que não é satisfatória - quem tem depressão e está passando por dificuldades na vida financeira e profissional não sente vontade ou sente vergonha de interagir com outras pessoas, muitas vezes se sente diminuído, principalmente quem tem muitos diplomas e qualificações. Falta de perspectiva de melhoria na vida financeira gera muito desânimo, afinal quais as novidades que alguém sem nenhum dinheiro tem pra contar? (Isso é o que martela na cabeça de quem tem depressão). O problema nesse caso é que a doença atrapalha e trava o doente, e fica muito difícil tirar quem passa por essa situação do estado de apatia, para conseguir enxergar alguma alternativa satisfatória.
 Aparência física (acima ou abaixo do peso), ou algumas alterações estéticas que o depressivo julga serem necessárias para que se alcance a felicidade ( algumas metas estéticas estabelecidas são praticamente impossíveis de serem atingidas, aí entram outros transtornos em conjunto com a depressão).
No último mês atendi 4 pessoas que sofrem com depressão por não aceitarem sua verdadeiras orientações de gênero ou sexuais. Sair do armário não é algo tão fácil quanto todos pensam, muitos sofrem com questões internas, valores impostos desde a infância que não condizem com suas realidades íntimas.Tentam levar uma vida aparentemente "normal" (nas suas próprias concepções ou concepções da família), porém sofrem muito, pois não conseguem mudar o que sentem.
Mágoas e traumas também atormentam o depressivo, pois a doença quando associada a ansiedade faz com que o depressivo pense demais, lembre demais e fique em um eterno redemoinho de pensamentos acusatórios e acelerados.
Esses pensamentos causam exaustão física, as vezes fica difícil levantar da cama, pois pensar demais cansa muito.
Viver novas emoções, conhecer novas pessoas é algo que a maioria dos depressivos tenta evitar, pois sabem que novas situações irão gerar novos pensamentos, e mais pensamentos significam mais cansaço.
Depressão é escuridão, é um labirinto em que somente o doente pode se dirigir até a saída.
Poucas são as famílias que entendem o depressivo, principalmente se a pessoa já não consegue mais trabalhar e está debilitada demais. 

Como enfrentar a doença?

 O primeiro passo é aceitar e procurar ajuda.
Entenda: Você não tem que ser "normal", seja apenas você! Não existe ninguém aqui neste planeta que não tenha uma questão diferente dentro de si mesmo, aceite-se.
Jogue luz na sua escuridão. Tome sol pelo menos 30 minutos por dia. Ande descalço em algum lugar gramado, tenha contato com a natureza. A escuridão interna certamente ficará enfraquecida se você começar a jogar luz sobre a doença.
Ouça músicas que te alegrem pela manhã. Isso trará uma energia inesperada para começar o dia.
Faça orações  (dentro da sua crença íntima) peça força para sair da escuridão.
Use florais e óleos essenciais para limpar seu campo energético, te ajudar a acalmar pensamentos obsessivos e acelerados.
Crie uma rotina simples e fácil de ser cumprida, faça uma tabela e pregue na parede do quarto, coloque ok cada vez que conseguir cumprir uma tarefa. Parece simples mas vai ajudar a se sentir capaz de algo novamente.
Enfrente o espelho e suas vergonhas.
Procure pontos positivos ao se olhar no espelho, pare de supervalorizar o que você julga serem defeitos. Diga todos os dias olhando para o espelho : Eu te amo - Eu não aceito mais críticas negativas - Eu te quero bem - Eu te faço o bem...
Use suas roupas preferidas mais vezes. Não interessa se é segunda-feira, se você vai se sentir melhor, se arrume, se presenteie com um perfume novo, se agrade, você merece se sentir bem, e dane-se a opinião dos outros.
Importante: Desabafe com as pessoas certas
Evite ficar conversando sobre suas dores e ouvindo opinião de pessoas que não entendem e não fazem questão de entender a doença, esse desgaste pode ser evitado. Não discuta nem fique tentando se justificar e justificar suas atitudes e seu desânimo pra ninguém. Só quem sabe das suas dores é você, então procure conversar com pessoas receptivas ou procure um bom terapeuta.
Psiquiatras, psicólogos e terapeutas são pessoas preparadas para te ajudar a enfrentar isso, pois sabem que não é frescura e o quanto pode ser debilitante.
Você merece ser respeitado, como todas as outras pessoas merecem respeito. Você merece ser feliz, como todos os outros. A grama verde do vizinho pode estar cheia de tinta para dar brilho. Portanto, pare de se maltratar com pensamentos destrutivos e procure ajuda.

 Como ajudar e conviver com o depressivo?

Não julgue! É bem difícil não julgar o que não se compreende. Conviver com um julgador que não sabe ouvir opinião diferente sem levantar uma discussão inútil é perigoso para quem está fragilizado.
A ajuda deve ser confortável para o doente. Muitas vezes tentando ajudar alguns familiares atrapalham ainda mais, impondo religião e crenças pessoais ao doente. A maioria dos casos de suicídio acontecem em famílias que associam a depressão a falta de Deus ou querem impor ao doente o comportamento que julga necessário para que ele saia da depressão.
Religião é algo íntimo, não dá pra impor a ninguém. Cada alma deve achar seu próprio caminho até o criador.
 Se a depressão do outro te deixa triste e te afeta de alguma forma, procure ajuda pra você! Sim procure ajuda para você, pois não é fácil viver a escuridão do outro.
Todos nós estamos aqui para evoluir, todos nós merecemos alegria, saúde e paz.

Entenda:Pessoas perfeitas e muito felizes só existem na internet. Todos possuem suas batalhas internas, todas as famílias enfrentam problemas, o que existem são os bons combatentes e os combatentes que precisam treinar um pouco. Aprenda a lidar com suas dores, domine elas e certamente você entenderá o seu valor. Acredite! Você vale muito, você merece e pode ser feliz!

"Todos nós temos a obrigação de respeitar o próximo, assim como queremos ser respeitados, independente de crenças, orientações e valores".
Que Deus te abençoe sempre!

Para você que está procurando ajuda, marque uma consulta pelo e-mail terapiaebanhos@gmail.com
Me especializei no tratamento da depressão, já estive no escuro e consegui achar meu caminho.
Atendimento online, você não tem que sair de casa.


Comentários