Pular para o conteúdo principal

Como se manter perseverante e equilibrado diante do caos que vivemos no Brasil

 










A pandemia avançou tanto no Brasil que nesse momento todos nós conhecemos alguém que contraiu o vírus. Muitos de nós sofremos diretamente com perdas dolorosas. No meu caso, o vírus levou minha mãe.

Dói muito perder alguém que nos é tão valioso. A gente para pra pensar em toda nossa trajetória e percebe o quanto a vida é frágil diante de um vírus tão pequeno que nossos olhos nem conseguem ver.

Precisamos valorizar a vida e respeitá-la de todas as formas, pois a morte não nos dá segunda chance, ela apenas leva embora sem dar explicações e ficamos aqui tentando nos reconstruir do jeito que dá.

Estou ainda trilhando o caminho do luto, mas utilizei algumas técnicas holísticas que estão me ajudando a me fortalecer diante da dor, e quero compartilhar com todos, pois sei que muitos estão sofrendo com suas perdas e preocupações.

Esse é o momento de nos agarrarmos a todas as ferramentas possíveis para nos mantermos firmes diante dessa tempestade, até conseguirmos vencê-la.

Segui alguns passos que estão me ajudando bastante e deixo aqui para você que se sente perdido nesse caos.

1 - Controle o medo com atitudes preventivas.

Assista o noticiário para se informar apenas 1 vez ao dia. 

Precisamos nos mantes informados, inclusive sobre a fila das vacinas. Porém ficar vendo o dia todo o número de mortos subir, preço dos alimentos disparar, corrupção e injustiças do governo e toda sorte de notícias ruins, só vai aumentar a preocupação e o desespero.

Portanto, escolha o noticiário de sua preferência e assista uma vez ao dia apenas.

Previna-se da melhor forma possível e se precisar sair de casa, alguns especialistas estão recomendando o uso de 2 máscaras (uma por cima da outra). Não se descuide, pois quando você faz o melhor seguindo todas as recomendações, consegue reduzir bastante a ansiedade em relação a pandemia.

2 - Para a dor do luto e o medo da morte.

Para o estado inicial de choque e desespero pode-se utilizar o floral de Bach Rescue Remedy. Esse é um remédio natural específico para tratar estados emocionais agudos de luto, e também serve para potencializar tratamentos médicos convencionais. Pode ser encontrado em farmácias de manipulação e produtos naturais e tem o valor bem acessível.

Esse floral traz equilíbrio e nos tira do estado de choque. Tome 4 gotas 4 vezes ao dia. Você pode pingar diretamente debaixo da língua ou em um copo com água. Ao ingerir espere 30 minutos para comer ou beber algo. Para quem tem problemas com álcool ou crianças, na hora da compra peça para manipular com água mineral.

Para os pensamentos acelerados, crises de ansiedade e revolta, o óleo essencial de Manjerona também é indicado, pois possui propriedades sedativas e antidepressivas.

Como usar o óleo essencial?

Coloque de 5 a 10 gotas e um pouquinho de água em um difusor de aromas de tomada ou a vela e deixe no quarto aromatizando o ambiente. Deite-se e faça uma meditação guiada de cura ( muitas opções no youtube) escolha a de sua crença ou preferência, permita-se relaxar para se recompor e não sinta culpa por tentar se reerguer.

Não faça ingestão oral de óleo essencial e mantenha longe de crianças. Pessoas que possuem alergias diversas não devem colocar em contato com a pele.

3 - Ocupe sua mente e bloqueie pensamentos repetitivos de tristeza, abandono e solidão.

Perdoe a si mesmo, perdoe quem precisa de perdão e coloque sua mente para trabalhar, afinal, você precisa continuar e se fortalecer.

Cursos gratuitos e pagos estão bombando na internet, escolha algo que te agrade e se jogue, mesmo que não tenha nada a ver com sua área de trabalho, aprender é sempre muito positivo.

4 - Para vencer problemas financeiros causados pela pandemia.

Reinvente-se, estude, procure novas conexões que te ajudem a recuperar a renda perdida.

Tenho vizinhos que aprenderam a fazer pães e tortas e estão vendendo pelo condomínio. 

Motoristas de aplicativos que viraram entregadores

O importante é não ficar paralisado com medo. 

5 - Cuide da sua casa

Não temos certezas a respeito da economia, a respeito do tempo que vai levar pra que a vacina chegue a todos, mas precisamos permanecer, precisamos ser fortes e positivos para ajudarmos a reconstruir o que foi perdido.

Procure fazer da sua casa um ambiente de paz e equilíbrio, onde você se recolhe para renovar suas forças.

Assista filmes motivadores, ouça músicas alegres, faça suas orações, crie uma rotina de conversas por vídeo com seus amigos e familiares (já que não podemos abraçar pessoalmente ainda)

Mantenha sua casa limpa e organizada, pois a bagunça gera desânimo, desmotiva e nos faz acumular o que não precisamos.

Aromatize o sua sala com essências aconchegantes que te tragam boas lembranças. Alguns óleos essenciais nos trazem lembranças e sensações que confortam e revigoram.

Deixo algumas sugestões aqui:

Óleo essencial de cravo - cheiro de limpeza, revigora, ajuda na concentração.

Óleo de alecrim - Ajuda na concentração, afasta energias densas que chegam.

Óleo de laranja doce - Ajuda a combater a ansiedade, cheirinho de fruta que lembra infância, coisas boas e positivas.

Óleo de Hortelã Pimenta - Ajuda em problemas respiratórios ( Não cura o COVID e não é tratamento) Mas auxilia na recuperação de problemas respiratórios, é revigorante, deixa o ambiente com cheiro de bala de menta.

Óleo de lavanda - Acalma, induz o sono, ideal para deixar no quarto.

Todos os óleos essenciais limpam energias densas de qualquer ambiente.

Estamos todos nos sentindo um pouco impotentes nesse momento, buscar a serenidade é o caminho para conseguirmos nos reerguer diante de tantas perdas.

Eu mesma cuidei muito da minha mãe no último ano, minha irmã também, nos esforçamos ao máximo para protege-la, mas como tinha alguns problemas de saúde e comorbidades, se internou para tratar problemas no aparelho digestivo e acabou pegando Covid no hospital.

As vezes nossos cuidados,  esforços e orações não são suficientes e precisamos entender que nem tudo está ao nosso alcance ( isso é difícil). Mas mesmo assim, devemos cuidar do que ficou e ajudar a reconstruir o que foi perdido.

Espero que você se levante, se reinvente, se ajude e cuide de você, faça o máximo pelos que você ama e não se torture por coisas que não cabem a você resolver. 

E seguimos um dia de cada vez! Que Deus te abençoe sempre!



Esse Mês estou retomando os atendimentos online.

Entre em contato e agende uma consulta pelo whatsapp (11) 965018701. 


Comentários